segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gerência de Comunicação da Petrobras conquistou prêmio internacional

Da Agência Petrobras de Notícias:
O artigo "Estudo dos públicos de interesse da Petrobras: um passo à frente no alcance da Visão 2020" recebeu o prêmio Practitioner Highly Commended Paper Award, na Conference on Corporate Communication 2010.
O evento reuniu acadêmicos e profissionais de comunicação corporativa de todos os continentes no Wroxton College, Inglaterra, em junho.
O artigo descreve e analisa o projeto desenvolvido pela Área de Comunicação Institucional da Petrobras para definir o conceito e as categorias de públicos adotados pela empresa que tem em sua visão para 2020 o objetivo de ser preferida dos seus públicos de interesse.
O projeto envolveu a análise das teorias relacionadas a públicos e stakeholders e workshops com diversas áreas e subsidiárias da Petrobras.
"Este trabalho enfatiza o valor da Comunicação Corporativa como uma função de gestão estratégica", disse Michael B. Goodman, diretor da Corporate Communication International (CCI) at Baruch College/CUNY (E.U.A.), instituição que realiza a conferência.
Escrito pelo Gerente de Planejamento e Gestão da Comunicação Institucional, Eraldo Carneiro, o Gerente Setorial de Planejamento e Pesquisa, Marcos André Costa, e o profissional de Comunicação Mário Mendes Neto, o artigo mostra, dentre outras conclusões, que a Petrobras considera que indivíduos e organizações, por possuírem múltiplos papéis, podem fazer parte de vários públicos.
Para os autores, a idéia de uma organização hermética dá lugar a uma visão em que ela é parte de uma rede, um conjunto de conexões e significados compartilhados por seus públicos.
Os autores acreditam que conceituar e identificar os públicos de interesse da Petrobras é uma forma de compreender a própria organização e auxiliar suas ações, de modo a estabelecer vínculos de confiança, cooperação e conciliação entre a Petrobras e os diversos grupos que compõem a rede da qual ela faz parte.
A Conference on Corporate Communication é realizada anualmente pela Corporate Communication International (CCI) at Baruch College/CUNY em parceria com a Corporate Communications: An International Journal, publicação da Emerald Group Publishing Limited (Reino Unido).
Além deste, a Área de Comunicação Institucional da Petrobras recebeu outros dois prêmios internacionais este ano.
Em abril, o blog Fatos e Dados, desenvolvido pela área, recebeu o prêmio Gold Quill, conferido pela International Association of Business Communicators (IABC), como a melhor iniciativa de mídia social em 2010.
O blog também foi escolhido pela International Public Relations Association – IPRA para receber o Golden World Awards 2010.
O Golden World é considerado o maior e mais prestigiado prêmio no setor de Relações Públicas.
A entrega deste prêmio será em novembro, em Londres.

Nenhum comentário: