terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lauro de Freitas terá Biblioteca Afro

Lauro de Freitas ganhará uma Biblioteca Afro, que será instalada até o final do ano, no Terminal de Ônibus de Portão, já em construção.
O anúncio foi feito pela prefeita Moema Gramacho no III Encontro Baiano de Bibliotecárias(os) de Bibliotecas Públicas Municipais e Estaduais, aberto pela Fundação Pedro Calmon – FPC/SECULT na quarta-feira, 15, na Unime, com apoio do Departamento de Bibliotecas e Infocentros da Secult/LF.
O Encontro, que foi até esta sexta-feira (17), discutiu o papel da biblioteca no desenvolvimento social e cultural do cidadão.
A Biblioteca Afro vai abrigar livros, vídeos, fotos e outros documentos sobre a história do povo negro.
“Precisamos utilizar as ferramentas digitais, mas é necessário mergulhar no mundo do conhecimento que os livros nos oferecem”, disse Moema, relatando que seu pai foi o responsável por ela gostar de ler.
“Meu pai trabalhou na Empresa Gráfica da Bahia e levava livros para revisar em casa. Com isso me apaixonei pela leitura”.
O diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, destacou que o desenvolvimento democrático de um país se faz com políticas públicas voltadas para a educação.
“O presidente Lula, por meio do PAC 2, define prioridades na construção de bibliotecas, incentiva a leitura e demonstra que o livro é o principal conhecimento de um povo. Outros programas como o ‘Mais Cultura’ garantem para 415 municípios baianos bibliotecas, além de 575 agentes de leitura qualificados, que levam a leitura aos povoados mais distantes”.

Nenhum comentário: