terça-feira, 28 de setembro de 2010

TV árabe Al Jazeera faz matéria com Edvaldo Brito

Uma equipe da TV árabe Al Jazeera está em Salvador fazendo uma reportagem especial com Edvaldo Brito (PTB), candidato a senador pela coligação “A Bahia Tem Pressa”.
O jurista foi escolhido por ser, segundo a televisão, “o negro de maior destaque e relevância no meio político baiano”.
A premiada jornalista argentina Teresa Bo é quem está à frente dos trabalhos.
E trouxe a Salvador equipe da América Latina, baseada em Buenos Aires e formada ainda por duas produtoras e um cinegrafista.
A TV Al Jazeera ganhou projeção mundial durante o episódio dos atentados do 11 de setembro de 2001, em Nova York.
E hoje é uma das principais fontes do mundo ocidental para cobertura de fatos envolvendo Irã, Palestina, Iraque, Afeganistão e demais países da área do olfo Pérsico e Oriente Médio.
A reportagem com Edvaldo Brito vai ao ar logo após as eleições do próximo domingo e será mostrada para todo o mundo na transmissão em inglês da TV, sediada no Qatar.
A equipe foi ao Pelourinho com Edvaldo Brito e fez várias tomadas, destacando o assédio dos eleitores ao candidato, que já foi prefeito de Salvador, secretário de Estado por três vezes e hoje é o vice-prefeito da capital baiana.
No Centro Histórico, foram gravados alguns depoimentos com populares sobre a importância do jurista para a comunidade negra.
Brito fez imagens com baianas vestidas com roupas típicas, capoeiristas e músicos que estavam nas ruas seculares que são Patrimônio Cultural da Humanidade.
No gabinete de Edvaldo Brito, em Nazaré, em frente ao Central, do Convento da Lapa e de uma das saídas da Estação da Lapa, foi gravada uma longa entrevista onde ele falou sobre a sua origem humilde, a comunidade negra em Salvador, as políticas de igualdade de oportunidades e o que o Brasil está devendo, historicamente, à sua população de origem africana.
Feliz pelo reconhecimento, Brito disse esperar que a sua eleição “possa fortalecer a auto-estima dos afrodescendentes e que, em Brasília, a partir de janeiro de 2011, possa batalhar por dias melhores não somente para os negros, mas para todos os baianos que clamam por justiça social”.
O próximo passo da equipe é gravar imagens no Terreiro do Gantois e ir para as ruas mostrar a cultura baiana.

Nenhum comentário: