Texto de Andréa Nascimento:
Ao completar os primeiros 100 dias de sua gestão à frente da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), o secretário Marcelo Abreu reuniu sua equipe para um encontro de avaliação e integração.
Durante o evento, realizado no espaço Cais Dourado, na tarde de sexta-feira (24/09), e que reuniu mais de 300 servidores, Marcelo Abreu destacou que o aspecto mais positivo que constatou nos primeiros meses de trabalho.
Segundo ele, foi encontrar pessoas comprometidas com o trabalho, empenhadas na tarefa cotidiana e determinada a agir para dar dignidade à vida de milhares de pessoas carentes de Salvador.
"No período, procuramos preservar as conquistas obtidas pelo grupo e tratamos de elaborar uma metodologia de trabalho voltada para resultados, visando melhorar e ampliar a atuação da secretaria, que enfrenta desafios de toda ordem, especialmente o da falta de recursos para atender a todas as demandas da população".
E propsseguiu: "conseguimos, com o apoio de todos, implementar uma série de ações que resultaram em benefícios significativos para os setores da população com os quais interagimos”.
O balanço dos quatro meses da atual administração é positivo, segundo Marcelo Abreu, pois, as duas diretorias – de Trabalho e de Assistência Social – e a Coordenadoria Administrativa responderam com agilidade, eficiência e eficácia às demandas que surgiram "e apresentaram interessantes e consistentes projetos, por nós aprovados, e que estão em andamento ou prestes a ser implementados”.
Alguns números impressionam pela quantidade de pessoas beneficiadas.
O Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), por exemplo, captou, entre maio e agosto, 8.904 vagas de trabalho e garantiu emprego para 3.707 trabalhadores.
O Programa Salvador Cidadania de Bairro em Bairro promoveu ações em 11 bairros de Salvador - São Caetano, Uruguai, Paralela, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina, Brotas, Barro Duro, Cosme de Farias e Bom Jesus dos Passos – atendendo, gratuitamente, 5.051 pessoas.
O Restaurante Comunitário Prato Popular, de São Tomé de Paripe, que é administrado pela Setad, forneceu 10.935 refeições, a um custo de apenas R$0,50.
E as equipes do Centro de Referência de Assistência Sócia (Cras) cadastrou, nos últimos quatro meses, 1.127 novas famílias e realizou 4.196 acompanhamentos sóciofamiliares.
“Números à parte, devemos destacar a atividade de todos os setores da secretaria, que cumpriram suas metas e proporcionaram bem estar e melhoria na vida a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, e que correspondem a uma parte significativa da população de Salvador”, afirmou Marcelo Abreu.
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