sábado, 25 de setembro de 2010

Petrobras conclui processo de capitalização

De Renée Pereira - O Estado de S.Paulo:
A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) protagonizou uma festa verde amarela, digna de final de Copa do Mundo, com direito a muito papel picado, decoração nas cores da bandeira nacional e o tradicional Brasil-il-il-il-il.
Era a cerimônia de lançamento das ações da Petrobrás, que concluiu a maior capitalização do mundo, de R$120 bilhões - operação que elevou de 40% para 48% a participação da União na petroleira.
Essa fatia considera também as participações do BNDES e do fundo soberano.
Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo usou parte dos recursos que vai receber com a venda dos barris de petróleo (na cessão onerosa) para aumentar sua participação na empresa.
"O aporte do governo é mais ou menos igual aos recursos advindos da cessão onerosa e deve somar US$43 bilhões."
Além de comprar a parte dos minoritários que não aderiram à oferta, o governo comprou ações destinadas ao mercado.
Mas, ao contrário da reação dos convidados presentes na BMF&Bovespa, que aplaudiam a cada número divulgado pelo governo, o mercado internacional e parte dos acionistas minoritários não viram com bons olhos esse aumento do Estado na petroleira.
O resultado da oferta da empresa causou estranheza e ruídos no exterior, mas nada que mudasse o humor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não perdeu a oportunidade de cutucar a privatização feita durante o governo tucano:
"Ao contrário do passado, não estamos aqui para debilitar o Estado ou alienar o patrimônio público. Um Estado fraco nunca foi sinônimo de uma iniciativa privada forte."

Nenhum comentário: