terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novo encontro do Sefim-M-Bahia será em Conquista

De Simone Nunes, Ascom da Transparência Municipal:
A série de encontros regionais promovida pelo Fórum Permanente de Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia – Sefin-M Bahia - terá prosseguimento no próximo dia 21 de outubro com a realização do segundo encontro no Espaço Pólo Educacional Permanente de Saúde, em Vitória da Conquista, das 8h30 às 18 horas.
O primeiro encontro foi realizado em Feira de Santana no último dia 15/9 e contou com quase duas centenas de participantes.
Os encontros regionais buscam mobilizar os municípios do Estado da Bahia, especialmente através dos secretários e servidores municipais de finanças, para debater e produzir conhecimentos sobre a realidade financeira dos municípios.
E desenvolver a conscientização da necessidade da criação de uma política pública de gestão financeira responsável que seja capaz de fomentar o desenvolvimento regional sustentável.
Através desta ação, realizada com apoio da Associação Transparência Municipal – ATM, o Sefin-M Bahia visa se subsidiar com informações para fomentar articulações institucionais federativas.
E integrar as secretarias de finanças para fortalecer os objetivos comuns e específicos dos municípios, dos secretários e servidores municipais.
- Através destes encontros buscamos identificar e catalogar dificuldades e oportunidades financeiras dos municípios participantes – ressaltou Luiz Cláudio Guimarães, presidente do Fórum e secretário de Finanças de Lauro de Freitas.
A exemplo do que ocorreu em Feira de Santana, no decorrer do encontro de Vitória da Conquista será lançado o Programa Sefin-M Bahia Educacional, de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de servidores públicos municipais dos setores de administração, contabilidade, financeiro e controle interno.
O primeiro curso será de contabilidade e terá como base as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e na 2ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Esse manual padroniza os procedimentos contábeis nas esferas de governo federal, estadual e municipal.

Nenhum comentário: