quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pesquisa decodificou genoma do cacau de Belize

Da Tribuna da Bahia, reproduzido pelo Boletim da CNA:
A Ceplac, através do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), integra o consórcio internacional liderado pelo Centro de Cooperação de Pesquisas Agronômicas para o Desenvolvimento (Cirad), na França, que decodificou o genoma do cacau da variedade Crioulo.
A variedade Crioulo foi coletada em Belize, na América Central, região onde o cacau era cultivado há dois mil anos pelos Maias.
A participação da Ceplac/Cepec no Consórcio Internacional de Sequenciamento do Genoma do Cacau, coordenado pelo Cirad, é mais uma parceria através dos pesquisadores Didier Clement (Cirad/Ceplac) e Karina Peres Gramacho (Ceplac/Cepec).
A obtenção de variedades resistentes a doenças é prioridade do programa de pesquisas do Cepec.
Dentro desta linha vem desenvolvendo pesquisas de mapeamento genético pelos pesquisadores das seções de Genética e Fitopatologia, com vários cruzamentos, para identificar os genes de resistências às diversas doenças e outros caracteres de interesse como qualidade e produtividade.
Outro programa que Ceplac/Cepec vem desenvolvendo é a comparação entre plantas sadias e plantas doentes visando identificar os genes que estão envolvidos na expressão das doenças.
Este estudo conta também com a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) através da pesquisadora do Cirad/Uesc Fabienne Micheli e colaboradores.
Ambos os estudos são beneficiados pelo sequenciamento do genoma do Cacau.

Nenhum comentário: