sexta-feira, 28 de maio de 2010

Andrea Mendonça propõe a cidadania fiscalizar os passeios públicos

Da Ascom da Câmara de Salvador:
A implantação do Programa Cidadão Passeio Livre na capital baiana foi proposta pela vereadora Andrea Mendonça (DEM) ao prefeito João Henrique Carneiro, com o objetivo de sensibilizar os proprietários de imóveis para a importância da construção e recuperação das calçadas. De acordo com a indicação da vereadora, a Prefeitura de Salvador deve motivar a padronização dos passeios públicos, a fim de assegurar acessibilidade principalmente aos portadores de deficiência, idosos e gestantes.
Andrea Mendonça afirma que a medida contribui para a melhoria da paisagem urbana e qualidade de vida. “Nas calçadas, existem áreas que precisam ser reservadas às árvores, rampas de acesso para veículos ou portadores de deficiências, postes de iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano como bancos, telefone público e lixeiras”, diz.
A vereadora assinala que a faixa livre, destinada exclusivamente à circulação de pedestres, não deve ter desníveis e obstáculos. “É necessário que possua superfície regular, contínua e antiderrapante. O ideal é possuir largura mínima de 1,20m, livre de emenda ou fissura”, descreve.
Esses critérios, esclarece Andrea Mendonça, já são adotados no município de São Paulo, onde se observa o fato de a esquina ser eixo de convergência dos passeios. “Por isso, ela deve estar desobstruída, facilitando a circulação de pedestres”, acrescenta. “A sinalização tátil no piso deve ser do tipo de alerta ou direcional, e ambas devem ter cor contrastante com o resto do pavimento”, conclui a vereadora.

Nenhum comentário: