sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lula e Dilma lançaram no mar navio que não pode sair do porto

Da Veja Online:
No dia 7 de maio deste ano, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inacio Lula da Silva participaram do primeiro evento juntos desde a saída de Dilma do governo. Lula e Dilma “inauguraram” o petroleiro Suezmax, batizado de João Candido, com capacidade para transportar 1 milhão de litros de petróleo.
Os dois foram aplaudidos principalmente pelos funcionários do Estaleiro Atlântico Sul, que construiu a embarcação sob encomenda da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O João Cândido foi comemorado como a retomada da indústria naval brasileira, já que é o primeiro navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da Transpetro.
VEJA.com foi ao porto saber porque o navio ainda não foi ao mar. Segundo dois funcionários ouvidos no local, faltam partes do motor e placas de revestimentos de aço. A assessoria de imprensa da Transpetro, indicada pelo estaleiro para se pronunciar sobre o assunto, afirma que faltam apenas “acabamentos”. Mesmo assim, admite que o petroleiro inaugurado por Lula e Dilma só fará sua primeira viagem em setembro. Segundo a empresa, esse dado foi divulgado à época e o batismo e o lançamento ao mar antes da entrada em operação são rotineiros “em qualquer lugar do mundo”.
A lei eleitoral não permite inaugurações a partir de julho. Ou seja, Lula e Dilma não poderiam inaugurar a embarcação em setembro, quando ela realmente estará apta a navegar.

Nenhum comentário: