quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cientistas israelenses pesquisaram com sucesso uso do hidrogênio como combustível

Da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria:
O hidrogênio, abundante e barato, e já apontado e depois deixado de lado como a solução universal para carros ecologicamente corretos, pode estar de volta ao seu papel de salvador dos pulmões da humanidade. Uma equipe de cientistas israelenses e empresários afirma ter resolvido um dos principais problemas do hidrogênio: o armazenamento. Em vez de usar cilindros pesados, parecidos com o de mergulhadores, eles colocaram o gás em filamentos de vidros que, fora do laboratório, será um pouco mais finos que um fio de cabelo humano.
Esses 370 filamentos de vidro são colocados em um tubo do mesmo material chamado de "rede capilar", com a espessura de um canudo. Os cientistas dizem que 11 000 desses dispositivos podem abastecer um carro por 400km, com menos da metade do espaço e do peso dos tanques instalados nos poucos carros a hidrogênio que existem.
Os cientistas não tentaram melhorar a célula de combustível padrão, que não é muito diferente da inventada há 150 anos. Uma célula dessas produz eletricidade a partir de reações químicas envolvendo hidrogênio e oxigênio, produzindo apenas água como subproduto. A célula de energia pode ser comparada ao motor do carro, enquanto a rede capilar seria o tanque de gasolina.
O sistema dos israelenses da empresa C.En, no entanto, ainda precisa de muito dinheiro para mais desenvolvimento. Também precisará de um sistema de distribuição e o apoio das montadoras, que já possuem suas próprias pesquisas caras e secretas.
Segundo um especialista, a invenção pode ser revolucionária se gerar a energia prometida em tão pouco espaço, mas, se exigir um novo sistema de reabastecimento, não dará certo.

Nenhum comentário: