sábado, 29 de maio de 2010

Crise da Europa já envolve Espanha, Irlanda, Portugal e até Itália

Marta Nogueira e Carolina Eloy, do Jornal do Brasil:
RIO - A desconfiança em relação a situação econômica da Espanha provocou, pela segunda vez, o rebaixamento da classificação da dívida do país. Desta vez, a agência de rating Fitch que reduziu a nota de AAA para AA+. Especialistas acreditam que a recessão na Europa é progressiva, já que os ajustes econômicos precisam ser mais amplos do que os pacotes propostos até agora. Portugal, Irlanda e até mesmo Itália sofrem riscos de piora.
A agência de classificação Standard & Poor's já havia reduzido a nota da Espanha de “AA+” a “AA” no dia 28 de abril, quando estimou que as más perspectivas de crescimento, a médio prazo, freariam a redução do déficit público.
Os pregões na Europa já haviam sido encerrados quando foi feito o anúncio. O ex-diretor de política monetária do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas destaca que as medidas anunciadas podem não dar certo e isto contribui para insegurança dos mercados. Para ele, o anúncio da agência de risco deve provocar o aumento da crise financeira e consequentemente prejudicar ainda mais a economia da região.

Nenhum comentário: