sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cerb supera meta da gestão e perfura 1880 poços tubulares

Texto (irretocável!) da jornalista Perla Catela:
Atendendo às comunidades rurais do Estado da Bahia, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), através do Programa Água para Todos, perfurou 1.880 poços até o mês de abril deste ano, compreendendo três anos e quatro meses de governo. O índice marca uma superação das metas do programa que estipulava 1.800 poços perfurados até janeiro de 2011. Essas obras beneficiaram a população de 294 municípios.
A empresa atua tanto com a execução direta dos serviços utilizando sua própria estrutura, técnicos especializados e equipamentos de última geração, como através de processos licitatórios para perfuração de poços e testes de bombeamento. A Cerb está atuando praticamente em todo o Estado da Bahia, abrangendo os 26 territórios de identidade, com prioridade para os situados na região do semi-árido. A linha básica do Programa Água para Todos consiste no aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos, visando garantir o suprimento de água às populações carentes, dando infra-estrutura para o seu desenvolvimento econômico sustentável.
De acordo com o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, esse resultado se deve a aquisição de novos equipamentos de perfuração pelo Governo da Bahia e do empenho da equipe de profissionais no cumprimento da missão voltada para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Outras ações de infra-estrutura hídrica da Cerb dentro do programa é a construção, ampliação e manutenção de sistemas de abastecimento de água simplificados, convencionais e integrados. Moradores de áreas rurais agora têm acesso à água tratada. Até abril deste ano, o governo da Bahia, através da Cerb, já construiu 1.030 sistemas de abastecimento de água na zona rural e recuperou e ampliou outros 387, totalizando 1.417 intervenções.
Encontram-se em andamento 377 empreendimentos em construção de sistemas de abastecimento, dentre integrados e simplificados, que irão beneficiar mais de 80 mil habitantes com investimentos em torno de R$ 35 milhões.
Muito mais do que o abastecimento puro e simples de água, o Água para Todos, o maior programa de água e saneamento do País, representa inclusão social. Para aliar a ampliação do acesso à água ao conceito de sustentabilidade ambiental, o programa desenvolve ações voltadas à preservação do meio ambiente, além de ações de educação ambiental junto às comunidades.

Nenhum comentário: