sexta-feira, 28 de maio de 2010

Adab participou da Feira da Caprinocultura de Uauá

Nota publicada no site da Faeb
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB esteve presente na 1a Feira do Agronegócio da Caprinovinocultura do Norte Nordeste da Bahia – FEACON, realizada no município de Uauá-BA entre os dias 19 a 22 de maio de 2010. Entre as ações desenvolvidas pela ADAB na 1a FEACON, destaca-se o controle sanitário sobre os 251 animais entre caprinos e ovinos que participaram da Feira (oriundos dos municípios de Uauá, Juazeiro, Curaçá, Jaguarari e Andorinha), todos devidamente inspecionados por uma equipe técnica da ADAB e acompanhados da documentação sanitária necessária para assegurar a saúde do rebanho da região, a exemplo da Guia de Trânsito Animal - GTA e do Exame Sorológico Negativo para Artrite Encefalite Caprina – CAE.
A Agência participou também de importantes discussões sobre a organização da cadeia produtiva local promovida pela Secretaria de Agricultura do Município de Uauá e pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Os assuntos tratados no evento foram agrupados em três momentos distintos. O primeiro dedicado ao Crédito Agrícola para a caprinovinocultura, contando com a participação de líderes comunitários locais, do Banco do Nordeste, SEBRAE, SEAGRI, EBDA e ADAB, onde foi ressaltado, entre outros aspectos, a importância do cadastramento dos estabelecimentos de criação de caprinos e ovinos na base de dados da defesa agropecuária do Estado, representada pela ADAB. Trata-se de uma questão primordial para consolidação do desenvolvimento sustentável da atividade. Não dá para se planejar políticas públicas e projetos técnicos de apoio à atividade, sem dispor de forma atualizada dos dados da cadeia produtiva, a exemplo do número de estabelecimentos de criação, efetivos de rebanho, sua localização, características sócio produtivas, movimentação de animais, entre tantas outras informações.

Nenhum comentário: