quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rio testa miniaviões de Israel para combate à criminalidade

Da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria:
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) testou na manhã desta quarta-feira (26) no Centro de Avaliações do Exército (CAEX), na Restinga da Marambaia, os miniaviões israelenses não tripulados Skylark 1-LE, que auxiliarão as operações Choque de Ordem. O equipamento será usado durante os eventos com grande aglomerações, ações de fiscalização e no monitoramento ambiental.
O equipamento já realizou dez mil missões para forças armadas de vários países, mas esta foi a primeira vez que ele foi apresentado pela empresa Aeroeletrônica (fabricante das aeronaves) à prefeitura. Três aviões de alta tecnologia devem ser adquiridos ainda em 2010 pelo município, com custo total de R$ 1,2 milhão. A apresentação do Sylark 1-LE durou aproximadamente uma hora entre decolagem e pouso.
“As aeronaves atendem à necessidade do município. É fundamental contarmos com equipamentos de alta tecnologia que nos ajudarão na racionalização e na distribuição dos agentes da prefeitura durante as ações de fiscalização nas ruas”, afirmou Alex Costa, secretário da Ordem Pública.
Os miniaviões são comandados por controle remoto e com decolagem manual e têm envergadura de 2,9 m; comprimento de 1,4 m; 6,5 kg; velocidade que varia de 45 a 120 km/h; autonomia de três horas de voo; raio de ação de 15 km; teto operacional de cinco mil metros; transmissão de imagens diurnas e noturnas de alta resolução e em tempo real. Composto de motor elétrico, o miniavão emite ruído praticamente imperceptível. Com relação à segurança de voo, o equipamento retorna para a base de lançamento automaticamente caso ocorra qualquer perda de sinal.

Nenhum comentário: