sexta-feira, 28 de maio de 2010

Encontro de Dirigentes da Cultura será aberto por superfilarmônica sob regência de Fred Santas

Da Ascom da SecultBA:
O público terá oportunidade única de ver a apresentação da Grande Filarmônica com 140 músicos oriundos de quatro filarmônicas em apresentação no palco do Teatro Castro Alves, sob regência do maestro Fred Dantas, domingo (30/05/2010), as 19h, no Teatro Castro Alves. O evento marca a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura que irá debater o futuro das ações de desenvolvimento e da gestão cultural nos municípios baianos.
No palco, músicos das entidades Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro); Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina); Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador).
O evento contará com a presença do governador do Estado Jaques Wagner, do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, da presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Olveira, e de representantes do Ministério da Cultura. Na ocasião será lançado o Programa de Apoio às Filarmônicas, com investimento de R$4 milhões do Governo do Estado, que vai disponibilizar recursos para as filarmônicas cadastradas na Fundação Cultural do Estado – FUNCEB.
Destinado a incentivar e valorizar a importante tradição musical das filarmônicas, os recursos disponibilizados pelo Programa prevê a aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais.
O diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Gilberto Monte, destaca a importância das Filarmônicas para as comunidades. Através do cadastramento das Filarmônicas realizado pela FUNCEB, 183 filarmônicas, localizadas em 26 Territórios de Identidade e sediadas em 170 municípios, poderão receber recursos do Programa. Elas são responsáveis pela mobilização de aproximadamente 4.500 músicos e 8 mil alunos. Com o Programa, a Secretaria incentiva a continuidade dessas ações já existentes, possibilitando que essas entidades possam receber recursos para apoio.
“Este é o primeiro Programa com direcionamento específico para as Filarmônicas no Estado. Através de solicitação de músicos e entidades e um desejo do Estado, a Secretaria criou o Programa que vai contribuir com a política de descentralização de recurso, dinamizando a cultura em toda a Bahia e fortalecendo a gestão dessas entidades”, disse o secretário Márcio Meirelles.
Para o maestro da Filarmônica de Frevos e Dobrados e fundador das Filarmônicas Ambiental e Lira de Maracangalha, Fred Dantas, esse investimento é bastante importante no âmbito de todo Estado. “As Filarmônicas promovem aulas principalmente para crianças e adolescentes, que estudam e aprendem a ler música além de promover um serviço cultural relevante em cada município”. Ele explica que o apoio é necessário já que as Filarmônicas possuem uma atividade plena e não cobram por apresentação.

Nenhum comentário: