segunda-feira, 31 de maio de 2010

Festival de Literatura para marcar centenário de Jorge Amado

Texto de Antonio Jorge Moura:
O prefeito de Salvador, João Henrique, ao lado do vice-prefeito e coordenador das ações municipais no resgate do Pelourinho e Centro Histórico, Edvaldo Brito, aprovou e anunciou , ontem (31/05), na sede da Fundação Casa de Jorge Amado, o apoio da gestão municipal à proposta formulada pelo presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), Cláudio Tinoco, de criação da Agenda Cultural do Pelourinho.
A entrevista coletiva do prefeito João Henrique e do vice Edvaldo Brito foi precedida de uma reunião, aberta à presença de jornalistas dos veículos de comunicação da cidade, na qual o coordenador das ações municipais no Pelourinho fez balanço das atividades de diversos órgãos municipais, desde que foi designado para o posto, em agosto de 2009. A reunião e o encontro com os jornalistas foram feitos com a participação da presidente da Fundação, poetisa Miriam Fraga.
Cláudio Tinoco submeteu ao prefeito a proposta conversada por ele ao vice, com o apoio de Miriam Fraga, de lançar gradativamente o embrião de um Festival de Literatura, semelhante ao Festival Literário de Paraty (RJ), que irá marcar, em 2012, o centenário de nascimento de um ícone da Bahia, que é o escritor Jorge Amado. Alem do embrião do festival, Cláudio Tinoco e Edvaldo Brito propuseram, e João Henrique aprovou, as idéias de promover o Pelourinho Musical, aproveitando a Terça da Benção e o Ensaio do Olodum, e o Pelourinho de Comer, para resgatar os restaurantes da área, incentivando o turismo interno, o nacional e o internacional.
Outra novidade que contou com o apoio do prefeito foi o anúncio, feito por Edvaldo Brito, de resgate do Turismo Religioso, com a aquiescência do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnello, a começar pela Festa de Santo Antonio, dia 13 de junho, na Igreja e no Largo de Santo Antonio Além do Carmo. Impressionou também o anúncio da Secretaria de Serviços Públicos de que a coleta de lixo nas ruas apertadas e vielas do Pelourinho, está sendo reforçada com o uso de motos, que têm mais fácil acesso do que os pesados caminhões compactadores.
Edvaldo Brito detalhou também o projeto de restabelecimento do tráfego de veículos no Pelourinho. O prefeito aproveitou para enfatizar que o decreto por ele baixado, que disciplina o uso de caminhões para carga e descarga na cidade, que entra em vigor agora em junho, será cumprido à risca. E que as pressões da iniciativa privada não surtirão efeito no Palácio Thomé de Souza.

Nenhum comentário: