sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Delegação africana conhece experiências agrícolas

Do Boletim da CNA:
Com o objetivo de conhecer a política agrícola brasileira, um grupo de 19 agrônomos e técnicos agrícolas africanos estão conhecendo experiências do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de capacitação e qualificação do homem do campo.
A ação faz parte do acordo de cooperação internacional entre o Brasil e os países da África, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
"A ideia é fazer surgir novas demandas para que o Senar possa realizar suas atividades no outro continente. Por outro lado, a ação vai possibilitar maior presença dos africanos no Brasil", avalia Melissa Sandic, analista de projetos da ABC.
A comitiva realizou a primeira visita ao município de Pacajus, onde está acontecendo o curso de aproveitamento do caju na alimentação humana.
O grupo pôde degustar várias receitas doces e salgadas de caju, como paçoca, salgados, tortas, canja de caju, bife à milanesa, bolos, suco, entre outras.
"Para mim foi uma grande descoberta, já que temos caju na nossa terra, e esses subprodutos ainda não conhecia. Vamos ver como transportar o conhecimento dessa cultura às populações rurais do nosso país", afirma Souleymanr Sarr, representante do Senegal.
A missão foi à cidade de Quixeramobim, com visitas aos cursos de Palma Forrageira na Alimentação Animal, com o agrônomo Jorge Prado, e Palma na Alimentação Humana, com o instrutor Iraci Amorim.
O grupo visitou o curso de Apicultura do Senar, com o instrutor Adriano Bastos. Os africanos permanecem no estado hoje, dia 17, quando irão acompanhar a atuação da Regional do Senar no Ceará.

Nenhum comentário: