sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ensino médio é o gargalo da educação no Brasil

Está na Veja Online:
Fazer com que os jovens cheguem ao ensino médio – e permaneçam nele – é hoje um dos principais desafios para que o Brasil consiga incluir, de fato, a maior parte da população nas conquistas econômicas pretendidas para o país.
Apesar do avanço demonstrado ano a ano, ainda é lento o ritmo de crescimento da proporção de adolescentes que conseguem atingir a barreira dos 11 anos completos de escola – um marco importante para alavancar a entrada no mercado formal de trabalho.
O quadro é mais grave na população mais pobre, que depende da rede pública.
Mas quando os resultados da educação são confrontados com as estatísticas de países desenvolvidos e mesmo de vizinhos da América Latina, observa-se que essa é uma deficiência a ser corrigida – com maior ou menor grau de complexidade – em todo o território nacional.
A conclusão da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de 2009, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira, é de que o país tem feito avanços importantes quando o assunto é promover o acesso à escola, principalmente em relação à educação infantil – faixa que compreende crianças de 0 a 5 anos.
No entanto, as deficiências acumuladas desta fase até a conclusão da educação básica – que inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio – fazem com que menos da metade das pessoas de 18 a 24 anos economicamente ativas concluam esta etapa.

Nenhum comentário: