domingo, 12 de setembro de 2010

Ministro aponta mudanças para Bahia com Copa de 2014 e defende reeleições de Javier e Daniel

Texto do jornalista Sobral Lima:
O ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), passou a sexta-feira (dia 10 e de reverência ao Senhor do Bonfim) em Salvador, onde participou de atividades no Hotel Pestana e Reitoria da Unifacs.
Ele veio a convite dos deputados Javier Alfaya, Daniel Almeida e Alice Portugal.
Na parte da manhã, a conversa foi com atletas, desportistas e dirigentes de entidades do esporte amador e do programa Segundo Tempo; e à tarde, o ministro falou sobre o projeto da Copa 2014 para acadêmicos, empresários e empreendedores, reafirmando que a Bahia sai na frente em todos os ítens exigidos pela Fifa.
Para Orlando Silva, o Brasil e a Bahia ingressam em definitivo na agenda mundial de eventos esportivos e essa gama de oportunidades exige profissionalismo, qualificação da mão de obra, treinamento no receptivo, investimento no espanhol, como segunda opção da língua, argumentando que faremos uma Copa com características do Mercosul.
Após gravar declaração de apoio à reeleição de Javier e Daniel, o ministro disse que o mundo nunca mais será o mesmo depois de 2014 no Brasil, porque conhecerá a riqueza da sua diversidade cultural, a sua pujança econômica, beleza natural, dentre outros elementos de sua realidade como nação.
Orlando Silva ressaltou os projetos de Javier Alfaya para a área de esporte e lazer, importantes para a qualificação e a profissionalização desse setor na Bahia.
REELEGER JAVIER E DANIEL
O ministro foi enfático ao dizer que "renovar o mandato de Javier e Daniel será imprescindível para que a articulação, que já existe, entre as esferas estadual e federal, se mantenha fortalecida para trazer os recursos essenciais ao desenvolvimento do esporte na Bahia ".
Com relação à Copa de 2014 e aos futuros eventos esportivos que a Bahia venha a sediar futuramente, Javier acredita que o grande desafio agora é elevar o padrão de serviços e a qualificação de mão-de-obra das pessoas.
O parlamentar enumerou ainda os benefícios que a Bahia irá desfrutar ao sediar jogos do megaevento.
Javier afirmou que a Copa será o grande momento de transformação do nosso estado.
Com a geração de milhares de empregos, a economia terá um forte incremento, sem falar do legado que vai ser deixado para o povo baiano em termos de infraestrutura e mobilidade urbana.
Dados preliminares do Ministério do Esporte indicam que somente no período de preparação para o mundial de 2014 serão gerados cerca de 350 mil empregos temporários na Bahia.
A gestão do ministro baiano Orlando Silva no Ministério do Esporte, segundo Javier, também possibilitou que a política de esporte na Bahia passasse por um processo de mudança cultural.
"Saímos de uma situação que, em outras épocas, era de desdém. Tal como Lula e Wagner, Orlando é um dos responsáveis por essa transformação", disse o deputado.

Nenhum comentário: