domingo, 12 de setembro de 2010

Presidente do BNDES defende esforço pela inovação

Do portal da CNI:
O Brasil precisa dobrar o esforço empresarial em inovação, segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na solenidade de instalação do núcleo de inovação de Santa Catarina, na Federação das Indústrias local (FIESC).
Segundo ele, a inovação é a “prioridade das prioridades” em qualquer país que pretenda se desenvolver com mais produtividade, qualidade e sustentabilidade.
A criação de núcleos nos estados é uma ação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que tem por objetivo disseminar a inovação, ampliando o número de empresas inovadoras no país.
O núcleo catarinense foi inaugurado apenas dez dias depois de instalado núcleo idêntico em Porto Alegre.
O núcleo funcionará com a ação articulada do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e da FIESC.
A CNI considera que essa articulação torna mais ágil a assistência técnica e financeira a projetos de inovação nas empresas.
A MEI aplicará R$100 milhões em todo o país na instalação de núcleos estaduais e setoriais de apoio à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que serão vinculados às federações de indústrias dos estados.
Entre as metas do programa até 2013 estão a criação de 35 núcleos de inovação, a sensibilização de 30 mil empresas, a capacitação de 15 mil companhias e a implementação de núcleos de gestão da inovação em cinco mil empresas.

Nenhum comentário: