quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cresce temor de crise bancária na Europa

Da Veja Online:
Depois de meses de crescimento frágil, aumentam os temores de que a recuperação da economia mundial fracasse por causa de uma crise da dívida originada em um rincão da Europa.
No começo, os investidores expressaram preocupação moderada com os acontecimentos na Grécia. A notícia de que o país havia maquiado o alcance de seu déficit resultou num aumento do custo de sua dívida e alguns gestos de assombro na sede da União Européia, em Bruxelas.
Mas, com a queda das bolsas nas últimas semanas e com o euro em declínio ante o dólar, a preocupação começa a se transformar em pânico apenas disfarçado. Respeitados comentaristas começam a multiplicar alertas na internet sobre um obscuro problema da dívida que ameaçaria resultar numa outra Grande Depressão.
Se o plano de quase 1 trilhão de dólares, anunciado em 10 de maio, não conseguir acalmar o mercado, "o crescimento do PIB dos Estados Unidos poderia ver-se reduzido entre 0,5% a 1% nos próximos dois anos", advertiram analistas do Deutsche Bank a seus clientes.

Nenhum comentário: