sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fundação Gregório de Matos fortalece a cultura na capital

Da Secom da Prefeitura de Salvador:
Trabalhando para levar a cultura a todas as comunidades da capital baiana, preservando a identidade das manifestações populares, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) desenvolve projetos em diversas áreas, entre as quais a preparação do São João, apoiando 25 grupos de samba junino, o Samba Forró, e as festividades dos 187 anos da Independência da Bahia.
A equipe da FGM está animada com as perspectivas de reabertura do Teatro Gregório de Mattos, em setembro próximo, depois de passar por uma reforma geral, realizada pela Sucop, em parceria com a Fundação Mario Leal Ferreira. Com a abertura do teatro, o Município avança na proposta de ampliar a oferta de salas de espetáculo para a comunidade. A ideia é de que a reinauguração do espaço aconteça com o III Festival Latino-americano de Teatro da Bahia (FILTE), a partir de 9 de setembro, reunindo grupos brasileiros e de diversos outros países em Salvador.
Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, a determinação do prefeito João Henrique é manter a política de cultura do município baseada nos princípios da cidadania cultural, sintonizada com a produção e expressão popular.
Samba Forró - A FGM dá apoio ao projeto Samba Junino - O colorido da Cidade, que agrega grupos juninos de Samba Forró de comunidades como a de Amaralina, Engomadeira, Garcia, Dique Pequeno, Canabrava e Ogunjá. Os 18 grupos culturais, entre os dias 23 e 24 de junho, reviverão uma tradição de mais de 30 anos. Além desses, mais sete que ajudam a difundir a tradição do samba junino receberão apoio.
O incentivo da FGM às manifestações populares ajuda movimentos como o de teatro de rua, que promoverá, entre junho e agosto, oficinas em 10 comunidades da cidade. "Nossa política é apoiar os trabalhos nas comunidades", frisou o secretário Carlos Soares.

Nenhum comentário: