segunda-feira, 10 de maio de 2010

Israel e Palestina retomam negociações de paz

Da Agência Brasil, na Tribuna da Bahia:
Israel e Palestina voltaram a negociar o processo de paz ontem (9), dois meses depois de uma tentativa frustrada de retomar as conversações. Os dois lados ainda não negociam diretamente, mas contam com a mediação dos Estados Unidos.
O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, está conduzindo as negociações com cada lado separadamente. De acordo com a BBC Brasil, a expectativa é que as conversas diretas sejam retomadas em quatro meses.
Na última semana, Mitchell teve uma série de encontros com o líder palestino Mahmoud Abbas e com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ontem (8), a Organização de Libertação da Palestina (OLP) aprovou o reinício das conversações.
Desde 2008, israelenses e palestinos não têm conversas diretas depois que Israel lançou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza. Em março, os dois lados estiveram próximos de reabrir as negociações, mas a tentativa foi suspensa quando o governo israelense insistiu em construir casas em Jerusalém Oriental, território que os palestinos reivindicam como capital de seu futuro Estado. O caso provocou tensões entre Netanyahu e o presidente norte-americano, Barack Obama.

Nenhum comentário: