domingo, 2 de maio de 2010

Teleban do Paquistão reivindica atentado fracassado

Da Folha Online:
O grupo militante Taleban do Paquistão assumiu na tarde deste domingo (2) a autoria do atentado fracassado ontem à noite na Times Square, um dos locais mais movimentados de Nova York (EUA), frequentado por muitos turistas. Um carro-bomba foi encontrado pela polícia local na rua 45 (entre a 7ª e a 8ª avenidas), e um esquadrão antibombas foi acionado para desarmar o artefato. Não houve feridos.
A autoria foi reivindicada em um vídeo de um minuto publicado num site islâmico, em que o grupo afirma que o ataque nos EUA é uma retaliação à morte do líder taleban Baitullah Mehsud e de dois líderes da Al Qaeda, Abu Ayub al Masri e Abu Omar al Bagdadi, mortos no último dia 19 de abril.
As imagens ainda não tiveram sua autenticidade comprovada e foram descobertas pelo SITE Intelligence Group, grupo norte-americano que monitora sites de militantes.
No vídeo de 1 minuto e 11 segundos, a voz de um narrador diz que o ataque chega em resposta à "interferência e terrorismo [dos Estados Unidos] em países muçulmanos, sobretudo no Paquistão".
O vídeo não faz referência específica ao ataque frustrado na Times Square, não fala sobre um carro-bomba e nem indica que o ato aconteceria em Nova York.
Imagens dos militantes mortos são mostradas no vídeo, em que uma voz não identificada faz a narração e há legendas em inglês. Letras douradas aparecem sobre um fundo preto no início do vídeo, dando parabéns aos muçulmanos pelo "ataque de cair o queixo aos satânicos Estados Unidos".
Autoridades norte-americanas ainda não se pronunciaram sobre esta nova informação.

Nenhum comentário: