sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Encontro de dirigentes culturais de 77 municípios

Da Ascom da SecultBA:
Mais de 200 pessoas - artistas, produtores culturais, pesquisadores, professores e estudantes universitários, representantes territoriais, vereadores, prefeitos, entre outros técnicos e autoridades municipais e estaduais - participam hoje e amanhã, no município de Morro do Chapéu, do I Encontro dos Dirigentes.
Esse encontro reúne representações de 77 municípios baianos dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Piemonte da Chapada, Piemonte Norte do Itapicuru e Velho Chico.
O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA -, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Morro do Chapéu.
“É mais um encontro importante que realizamos. Desde o início da gestão, estamos preocupados em integrar o trabalho do governo do estado com os governos municipais. Sem uma politica de patrimônio compartilhada não é possível cuidar da enorme riqueza cultural da Bahia”, declarou o secretário Márcio Meirelles.
O encontro tem como foco de discussão a área do Patrimônio Cultural – materiais, edificações e obras de arte e imateriais que são as manifestações culturais intangíveis.
Dentre os palestrantes, o arquiteto e diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC, Frederico Mendonça, que debate os “Parâmetros para Elaboração de Mecanismos Legais de Proteção no Âmbito Municipal”; e a coordenadora de Educação Patrimonial do IPAC, Ednalda Queiroz, que aborda o “Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial”.
O evento conta ainda com debates sobre Patrimônio Edificado, ministrado por representantes do IPAC, e Patrimônio Arqueológico por representantes do Núcleo Bahia Arqueológica da Universidade Federal da Bahia – UFBa.
O encontro marca as ações de salvaguarda do patrimônio cultural – material e imaterial – que vem sendo implantado pelo IPAC desde 2007 e que tem como um dos principais focos de atuação a educação patrimonial tarefa que, direta e indiretamente, é primordial para a conscientização e a preservação dos bens culturais da Bahia.

Nenhum comentário: