quinta-feira, 20 de maio de 2010

Câmara Municipal vai comemorar 461 anos na festa de Corpus Christi

Da Ascom da Câmara de Salvador:
O vereador Alan Sanches (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador, e o vereador Joceval Rodrigues (PPS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, se reuniram com o monsenhor Ademar Dantas, Vigário da Arquidiocese de Salvador, na Cúria Metropolitana. O objetivo foi decidir os detalhes da comemoração do 461º aniversário da Câmara no feriado católico de Corpus Christi, em 3 de junho.
Alan Sanches enfatiza que o Dia de Corpus Christi é uma celebração muito importante para o povo, pois foi a primeira festa religiosa em Salvador e se confunde com a própria fundação da cidade. “Todos os anos, desde o início, a Câmara participa dos festejos e apóia a celebração, que reafirma a Eucaristia”, disse.
Para o vereador Joceval Rodrigues (PPS), os aspectos históricos e religiosos são pilares que fortalecem a cada ano a festa de Corpus Christi. A Igreja, lembra o vereador, nasce da eucaristia e vive da eucaristia, e assim Corpus Christi é o centro de toda a vida cristã. “Alimentar-se de Cristo Jesus é justamente a fortaleza para vencermos não só as dificuldades desta vida, mas para nos prepararmos para o banquete eterno”, acrescenta.
Monsenhor Ademar destacou os 461 anos de apoio da Câmara de Salvador e reiterou que esta “é uma festa muito importante para a Igreja Católica, pois é a instituição da Eucaristia, que simboliza o corpo e o sangue de Cristo”. A presença da Câmara nos festejos religiosos da cidade tem como referencial histórico a tradição cristã vinda com os portugueses. O dia marca a instituição da eucaristia, que aconteceu numa quinta-feira santa, que data o episódio da última ceia. Esta foi a primeira festa religiosa de Salvador, acontecendo pela primeira vez em 13 de junho de 1549, no ano de fundação da cidade.

Nenhum comentário: