terça-feira, 25 de maio de 2010

Campo Grande será modernizado no Carnaval 2011 e a Praça Castro Alves voltará a ser do povo

Texto de Roberto Macedo:
“Osmar: o novo circuito do carnaval”, foi o tema da reunião periódica da folia realizada hoje pela manhã (25.05) na Vice-Prefeitura, reunindo representantes de secretarias e órgãos municipais, da Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Vara da Infância e da Juventude e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, entre outros. O vice-prefeito Edvaldo Brito, coordenador geral do carnaval de 2011 por delegação do prefeito João Henrique, recebeu o juiz Salomão Resedá, da Vara da Infância e da Juventude, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, que conheceram as propostas para a folia do próximo ano no centro da cidade.
A primeira grande mudança é que toda a área do lado esquerdo da passarela do Campo Grande será ocupada por arquibancadas populares. Para ter acesso, o folião estará com camisa e o antigo mamãe-sacode, que dará um visual dinâmico. No lado esquerdo continuam os praticáveis da imprensa e, a partir de 2011, também a sala de imprensa municipal, a gestão do carnaval e a Saltur. Uma passarela ligando o Teatro Castro Alves às arquibancadas será o acesso utilizado pelas autoridades, que eliminam o trajeto via Rua Banco dos Ingleses, como foi feito até este ano. A dinâmica do desfile muda, pois a ordem de entrada não será respeitada se o bloco atrasar por qualquer motivo. O bloco seguinte que estiver armado entra na passarela.
A Praça Castro Alves voltará a ser um dos principais núcleos da folia, com um grande palco para shows de artistas locais e internacionais e uma passarela elétrica que levará o artista do trio até o centro da praça, interligada também ao camarote montado no estacionamento da Ladeira da Montanha. Todo o circuito Osmar passará por um choque de modernidade. Painéis de sinalização trarão informações sobre início e término de desfile, situação do bloco no circuito e avisos de segurança. Os oito becos ao longo da Avenida Sete de Setembro serão temáticos, cada um homenageando um aspecto da cultura baiana, onde estarão bandas que animarão o folião depois da passagem do trio elétrico.
O baile infantil do Passeio Público será transferido definitivamente para o Centro Histórico e a área passará a ser utilizada pela Polícia Militar, que assim libera o Largo dos Aflitos para o folião. O carnaval do Centro Histórico também passará por reformulação, obedecendo às determinações do Iphan. Entre as sugestões, o palco da Praça Municipal pode ser eliminado, dando lugar para as grandes bandas no chão, atraindo milhares de foliões desfilando pelas ruas. A partir da meia-noite, os bailes tomam conta das praças do Pelourinho e entidades tradicionais dos bairros serão levadas para apresentações no Centro Histórico.
Uma especial atenção com infraestrutura e divulgação será dada a eventos consagrados, como a saída do Olodum e a saída dos Filhos de Gandhi. Todas essas sugestões serão avaliadas por uma comissão e novamente estarão na pauta da próxima reunião, que acontecerá dia 28 de junho.

Nenhum comentário: