quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crise da Europa afeta economia brasileira

Cristina Canas - O Estado de S.Paulo:
Diante do consenso de que a Europa passará por uma segunda onda de recessão, derivada das medidas implementadas para controlar os déficits fiscais dos países da região, os economistas brasileiros estão de olho no impacto que isso terá no País. Principalmente, na balança comercial e no volume de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED).
As estimativas para essas variáveis ainda não foram prejudicadas, mas isso pode ser uma questão de tempo. Afinal, em conjunto, a Europa é responsável por 22% das exportações do País. Nos investimentos, a importância é ainda maior, de 40%, no acumulado deste ano.
Quando se analisa o impacto de cada país isoladamente, é no investimento que os países mais atingidos pela crise têm maior peso. De janeiro a abril, a Espanha, sozinha, respondeu por 4% dos investimentos estrangeiros no Brasil. Portugal ficou com 3,1%. Na pauta de exportações, esses dois países não têm expressão individual. A Grécia não é destaque em nenhum dos dois setores.
O problema é que, se o déficit fiscal atinge mais fortemente as economias periféricas da Europa, a recessão deve ser mais disseminada, já que todos estavam apenas esboçando uma recuperação após a crise de 2008. De acordo com os últimos dados de PIB, a Europa cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2010 ante o último trimestre de 2009. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta foi de 0,5%.

Nenhum comentário: