sexta-feira, 7 de maio de 2010

Secult e Tempo Glauber formam novos roteiristas e cineastas

Texto da Ascom da SecultBA:
Estão abertas inscrições para oficinas de formação de roteiristas e cineastas para atuação em projetos audiovisuais, com destaque para TV, internet e jogos eletrônicos, com objetivo na capacitação em formatos relacionados com as novas tecnologias de comunicação e com a difusão multimídia. Para participar é necessário que os jovens acessem o endereço eletrônico http://www2.tempoglauber.com.br/irradiar, onde pode ser lido o regulamento e realizar o preenchimento da ficha de inscrição. Os inscritos passarão por uma entrevista para seleção dos 80 participantes das oficinas.
O Projeto Irradiar é realizado pelo Tempo Glauber, através de convênio firmado com o Fundo Nacional da Cultura/Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Na Bahia o projeto recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBa, através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB e Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, por meio da Diretoria de Audiovisual – DIMAS.
Essa é a primeira edição do projeto, que acontecerá no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. O programa objetiva capacitar jovens profissionais na área do audiovisual, com foco na inclusão sócio–educacional para formação de novos profissionais e a inserção desses no mercado de trabalho. O projeto é coordenado por Conceição e Orlando Senna que, junto com mais cinco outros professores, irão ministrar as oficinas. O plano didático é composto por módulos com duração de duas semanas cada e oficinas de Criação Multimídia, Desenvolvimentos de Jogos Eletrônicos, Dramaturgia Audiovisual, Roteiro para Programas de Televisão, Fundamentos Dramatúrgicos.
“De maneira geral, o início de qualquer projeto audiovisual, seja ele um filme, uma série para TV, uma novela ou um jogo, começa no roteiro. E a base do roteiro é, fundamentalmente, a dramaturgia. Esse é o grande foco do Irradiar, um projeto que, além de inovador e alinhado com as demandas do mercado, ousa direcionar sua ação para um público que usualmente cumpre papel de consumidor de conteúdos audiovisuais. A promessa do Irradiar é estimular esse público a produzir seus próprios conteúdos, trazendo à tona suas histórias, suas vidas, suas visões de mundo, em forma de filmes, jogos, programas e séries televisivas, ou outras formas de expressão audiovisual”, afirma Sofia Federico, diretora de Audiovisual da Funceb.

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