terça-feira, 11 de maio de 2010

Amanhã tem sessão especial contra homofobia

Texto de Jamile Souza e Souza:
O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia (IDAHO, na sigla em inglês) é o mote da mobilização de esperados 1,2 mil militantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todas as regiões do Brasil, que devem se reunir em Brasília na semana da data simbólica (17 de maio), durante a I Marcha Nacional LGBT.
Para contribuir com a pauta que será levada pela caravana baiana à Brasília, a vereadora Marta Rodrigues antecipou a sessão especial da IDAHO para esta quarta-feira 12/5, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Salvador.
Na pauta, entre outros assuntos, as vitórias na luta pela cidadania LGBT e o recrudescimento da violência no interior do Estado, principalmente contra travestis.
Para a vereadora Marta, a sessão será uma oportunidade rara de discutir temas caros à pauta LGBT da cidade e agrega força à agenda nacional no maio LGBT. "Pela relevância das questões a serem debatidas, esperamos resultados importantes da luta contra a homofobia na área jurídica, de segurança pública e na legislação", ressalta Rodrigues.
À mesa de trabalho da sessão especial, confirmada participação do novo presidente do Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual (GLICH), Fábio Ribeiro, que assume a direção da entidade feirense, uma das mais atuantes na Bahia e integrante do Fórum Baiano LGBT.
O coordenador do grupo pela criação da Comissão da Diversidade Sexual e Enfrentamento da Homofobia da OAB-BA, Filipe Garbelotto, também garante presença para tratar dos desdobramentos da iniciativa da desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias (Proposta de criação da comissão na seccional baiana da OAB). O promotor Cícero Ornelas será o representante do Ministério Público do Estado.
Para a militante da Associação de Travestis de Salvador (ATRAS), vice-presidente da ABGLT, Keila Simpson, o foco será a onda de assassinatos de travestis e transexuais. Keila, que também é coordenadora nacional e estadual da I Marcha Contra a Homofobia, falará ainda sobre a importância da mobilização, a primeira marcha LGBT do país.
Marta contará com a participação de João Carlos Cavalcanti, da Casa Civil, e aguarda confirmação do secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira. Ela aguarda ainda a confirmação de representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura de Salvador, do Comando da Polícia Militar da Bahia e do Grupo Gay da Bahia.

Nenhum comentário: