Da Ascom da SecultBA:
Durante 11 dias a capital baiana será palco do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTE), evento que acontece pelo terceiro ano consecutivo e que faz intercâmbio entre grupos da Bahia e da América Latina.
O FILTE–2010 será realizado entre os dias 9 e 19 de setembro em diversos espaços culturais da cidade e contará com a participação de grupos nacionais e internacionais.
Haverá lançamento de livros, cursos, encontros e oficinas.
Os ingressos são a preços populares (R$10) e algumas apresentações são gratuitas.
O Festival, promovido pela Carranca Produções Artísticas e pelo coletivo teatral Oco Teatro Laboratório, conta com apoio da Caixa Econômica Federal; da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura; e da Fundação Gregório de Matos.
Iniciativa pioneira no Nordeste, o festival tem a proposta de promover a interação da expressão artística-teatral latina-americana com o teatro brasileiro.
Em 2010, o FILTE faz uma grande homenagem ao grupo peruano Yuyachkani – reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes do continente latino-americano –, que comemora 40 anos dedicados ao teatro.
A participação do grupo envolve a apresentação de sete espetáculos, nove demonstrações de trabalho, uma conferência e três encontros com outros grupos e personalidades do teatro mundial.
Yuyachkani é uma palavra quíchua oriunda da família de línguas originais da América do Sul e que tem como significado "eu estou pensando, eu estou lembrando".
E é sob esse nome que o grupo de teatro tem se dedicado à exploração coletiva da memória social no corpo, particularmente em relação às questões de etnicidade, violência e memória no Peru.
Para o ator e produtor Rafael Magalhães, que divide a coordenação do FILTE com o cubano - radicado na Bahia - Luis Alberto Alonso, um dos objetivos do festival é buscar formas originais de expressão teatral, o que se reflete na escolha dos grupos convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário