Da Ascom da Câmara de Salvador:
Por iniciativa do presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social, vereador Dr. Pitangueira (PRB), a Câmara sediou na tarde de hoje, sexta-feira (17), o 2º Encontro de Nutricionistas da Rede Municipal de Saúde.
O evento, que aconteceu no Centro de Cultura, tratou dos objetivos alcançados pelos profissionais e melhorias para a profissão.
Representando o vereador, a assessora técnica da Comissão de Saúde do Legislativo, Ana Cristina Mendes, ressaltou a necessidade de mais valorização para os nutricionistas.
“A categoria precisa de mais apoio para que os usuários da rede pública de saúde também tenham atendimento de melhor qualidade”.
A assessora técnica do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região (Bahia e Sergipe) - CRN, Amélia Reis, cobrou a abertura de concursos públicos para nutricionistas e destacou alguns avanços da profissão.
“Nós conseguimos nos inserir no Núcleo de Apoio a Saúde Familiar (NASF) e na atenção básica de saúde de forma efetiva. Salvador é uma das poucas cidades que possuem nutricionistas em todas as unidades de saúde”.
A técnica da área de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Gleide de Jesus Carneiro, falou sobre a importância do nutricionista para o combate às carências nutricionais da população.
“Alguns estudos mostram que a prevalência de anemia em crianças menores de dois anos é de 60%. Em relação a falta de vitamina A, o número é de 20%”.
Também participaram do encontro, a sub-coordenadora da Atenção Básica do Município, Joildes Zacarias, e a coordenadora técnica de Alimentação e Nutrição do Município, Marta Rocha.
Nota do Editor: Não se justifica, numa era em que deve-se cuidar ao exagero da qualidade do alimento que ingerimos, que a Nutrição não seja tratada como questão de saúde pública e privada. Qualidade do alimento não se limita à higiene na elaboração, como o assunto era tratado. O essencial é a essência nutricional do que ingerimos. Nutrição é tão essencial quanto a Medicina, a Enfermagem, a Engenharia e a Comunicação, entre tantas áreas do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário