quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prefeitura recebeu R$6 milhões para escorar casarões deteriorados do Centro Histórico

Da Tribuna da Bahia:
Os R$6,5 milhões solicitados pelo prefeito João Henrique ao Ministério da Integração Nacional já estão na conta do município, aberta especialmente para isso, através da Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setin) pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).
Seis milhões serão aplicados em obras de escoramento e manutenção dos casarões que se encontram em situação mais precária e R$500 serão destinados a assistência social aos moradores que precisarem ser desalojados.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou em 2009 um estudo em que foram constatados 111 casarões em situação de risco.
Apesar de nem todos possuírem valor arquitetônico individual, a totalidade integra um importante conjunto e, por isso, os imóveis foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Iphan vai realizar novos estudos para verificar quais edificações relacionadas estão em situação mais grave e para otimizar os recursos disponíveis, de modo a eliminar os riscos de desabamento, com a realização das intervenções necessárias.
O Iphan já anunciou que empregará mais R$9 milhões, destinados à recuperação dos imóveis.

Nenhum comentário: