Da Ascom da SecultBA:
A Bahia possui 220 Pontos de Cultura, 150 deles conveniados com o Governo do Estado.
Presentes em 102 municípios dos 26 territórios de identidade da Bahia, os Pontos têm contribuído para o desenvolvimento de ações culturais em suas regiões.
Mas não só isso: alguns deles promovem cursos e oficinas que têm colaborado, inclusive, para a profissionalização do setor.
“Os Pontos de Cultura têm atuado como multiplicadores de conhecimentos na área cultural, tanto em relação às linguagens artísticas específicas quanto ao campo da gestão e produção”, explica Renata Camarotti, coordenadora dos Pontos de Cultura na Secretaria de Cultura do Estado.
Como resultado, Renata lista o aumento da quantidade de agentes qualificados e de projetos culturais sendo desenvolvidos ou apresentados em processos seletivos, demonstrando que a Cultura tem sido vista, cada vez mais, como uma alternativa viável de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda. “Na prática, isto tem representado a consolidação dos grupos já existentes e um estímulo ao surgimento de novos agentes culturais”, completa.
É o caso do Ponto de Cultura Cinema Além do Carmo, coordenado pelo professor Reinofy Duarte, localizado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador.
O objetivo do Ponto é a formação cultural na área de cinema, realizando diversas oficinas para alunos de escolas públicas e residentes dos arredores do bairro.
Dentre os alunos que já passaram pelo Ponto de Cultura Cinema Além do Carmo está o estudante Fabiano Azevedo, proponente do projeto É Tudo Verdade, um dos vencedores do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais de Longa-Metragem promovido pela Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário