quarta-feira, 26 de maio de 2010

Líder da oposição afirma que governo gasta mais com publicidade que com segurança

Texto do jornalista Aloísio Araújo:
O líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Heraldo Rocha (DEM) lamentou hoje a morte do delegado titular de Camaçari, Cleyton Leão, executado a tiros na Estrada da Cascalheira e disse que o crescimento da violência é reflexo da falta de prioridade no setor, demonstrada pelos baixos investimentos na pasta feito pelo governo Jaques Wagner. “A Bahia figura como o quinto estado brasileiro que mais gasta em publicidade. São R$7,71 para cada baiano gastos com publicidade do Governo Wagner em 2009. O governo da Bahia gasta, em média, R$500 mil/dia em publicidade. Qual o volume dos recursos aplicados em Segurança Pública? R$26,6 milhões, ou seja, um quarto do valor de publicidade, atingindo um percentual de execução de 19,75%, e representando apenas 2,08 % do total investido pelo Estado. São dados do Sicof, portanto, oficiais”, disse Rocha.
Segundo o deputado, o mesmo Sicof informa que, ano passado foram empenhados em publicidade recursos da ordem de R$108,5 milhões. No período de agosto a dezembro, o valor aplicado foi de R$66 milhões, ou seja uma média de mais de R$12 milhões por mês, o que daria R$500 mil/dia. “Os recursos para publicidade não faltaram. Pelo contrário, a dotação inicial foi suplementada em mais R$20 milhões e sua execução foi de mais de 90%, mas faltou recursos ou decisão política e de gestão para investir em Segurança Pública. São R$213 milhões gastos em publicidade nos três primeiros anos de governo - R$39,1 milhões em 2007; R$65,4 milhões em 2008 e R$108,5 milhões em 2009 – sem contar os recursos aplicados pela Embasa, Egba, Ebal, Prodeb e Bahia Gás, empresas independentes e que não executam o orçamento no sistema de contabilidade do Estado (Sicof). A publicidade é função prioritária deste Governo. São R$213 milhões em publicidade e apenas R$111,4 milhões em Segurança Pública.

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