segunda-feira, 28 de junho de 2010

Carlos Gaban presta homenagem a Castro Alves

A Ascom da Assembléia Legislativa da Bahia:

O município de Castro Alves completa 130 anos de emancipação política e o deputado Carlos Gaban (DEM) não deixou a data passar em branco na Assembleia Legislativa.
Ele apresentou moção de congratulações na Secretaria Geral da Mesa, solidarizando-se com os habitantes do município, "através dos amigos Gleison Greco Moura, o ex-prefeito Augusto Pontes e todos os vereadores".
Aproveitando a ocasião para desejar progresso e desenvolvimento socioeconômico a Castro Alves, o parlamentar lembrou que a localidade tem sua economia baseada na agropecuária, tendo como destaque a produção de milho, feijão, mandioca e a criação de ovinos. O município está localizado no semi-árido, a 190 km de Salvador.
A região começou a ser povoada no início do século XVIII, quando o donatário João Evangelista de Castro Tanajura incumbiu o capitão-mor Antonio Brandão Falcão de colonizar as terras desmembradas de Três Marias de Aporá.
Estabelecendo-se próximo à nascente do Rio Jaguaribe, à estrada das boiadas, tornou-se pouso obrigatório dos tropeiros.
Em 28 de junho de 1873, foi criada a freguesia que passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição do Curralinho, com sede no arraial de Curralinho. Mais tarde, seu topônimo foi alterado definitivamente para Castro Alves, homenageando o poeta baiano.

Nenhum comentário: