terça-feira, 29 de junho de 2010

Tráficantes de droga desafiam governo do México

Saiu em O Globo:

Num crime que desafia os esforços do presidente Felipe Calderón para desmantelar a ação de cartéis de drogas que vêm aterrorizando o norte do México, pistoleiros assassinaram Rodolfo Torre Cantú, candidato oposicionista ao governo do estado de Tamaulipas, junto à fronteira com o Texas.
Outros seis homens que acompanhavam o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI) também morreram na emboscada, quando visitavam a região para encerrar a campanha antes das eleições, marcadas para o próximo domingo.
Torre, um médico de 46 anos, liderava as pesquisas de opinião comandando a coligação "Todos Tamaulipas", formada pelo PRI e pelos partidos de Oposição Verde (PVEM) e Nova Aliança (PNA).
Os números mostram que ele tinha 67% de apoio — contra apenas 25% do adversário, José Julián Sacramento, do governista Partido Ação Nacional (PAN).
A segurança pública era o foco de sua plataforma política, e sua morte é atribuída a pistoleiros ligados aos cartéis de drogas mexicanos que atuam na fronteira com os Estados Unidos — palco de violentos embates entre os grupos Los Zetas e o dissidente Cartel do México nos últimos meses.

Nenhum comentário: