sábado, 26 de junho de 2010

Lula suspende ida a reunião do G-20

De Tania Monteiro, de O Estado de São Paulo

Apesar do risco de sofrer críticas dos países ricos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu cancelar sua participação na reunião do G-20, em Toronto, neste fim de semana.
O anúncio foi feito ontem pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, após se reunir com o presidente Lula, no Palácio da Alvorada. Segundo Amorim, Lula decidiu permanecer no Brasil "monitorando o atendimento às vítimas das enchentes do Nordeste", porque "ficou impressionado" e "chocado" com a destruição que viu durante visita às cidades atingidas em Pernambuco e Alagoas, na quinta-feira.
Diplomatas ouvidos pelo Estado comentaram, no entanto, que o presidente Lula poderá ser criticado por ter cancelado a viagem, já que poderia monitorar as ações no Nordeste de qualquer lugar.
O principal motivo da crítica seria o fato de Lula ter feito inúmeros esforços para estar presente no Irã e em outros países para tentar ajudar o país a evitar as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) e, na hora de comparecer ao G-20, onde estava sendo esperado por todos os presidentes dos países ricos, preferiu não ir, alegando necessidade de permanecer no Brasil.
No encontro, o presidente alertaria a Cúpula do G-20 para as consequências de medidas de austeridade fiscal, porque um aperto exagerado pode comprometer a recuperação da economia mundial.
Ao justificar a sua decisão de não ir mais a Toronto, Lula citou que fato semelhante já aconteceu com diversos presidentes cujos países sofreram com calamidades.
Comentou, por exemplo, o caso do terremoto ocorrido na China, em junho, que matou mais de 600 pessoas e levou o presidente Hu Jintao, que estava no Brasil, participando da 2ª Cúpula do Bric (grupo formado por Brasil, Índia, Rússia e China), a antecipar seu retorno.

Nenhum comentário: