Publicado no DGABC
Este é o último fim de semana para empresários organizarem suas documentações e enviarem à Receita Federal. O prazo para a entrega da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) se encerra quarta-feira, dia 30.
Até o momento, a Receita Federal contabilizou o recebimento de 480.389 declarações, menos de 25% do esperado. A expectativa é que cerca de 2 milhões de pessoas jurídicas enviem suas informações.
Devem declarar o imposto de renda as empresas que optaram pelo regime de lucro real - geralmente de maior porte, que têm muitas despesas - ou lucro presumido - que têm ganhos entre 1,6% a 32% do total do faturamento - em 2009. As que se encaixam no Simples Nacional - de menor receita -, cumpriram com suas obrigações fiscais em março.
Quem apresentar a declaração após o prazo limite está sujeito à multa mínima de R$500, sendo cobrados 2% ao mês ou fração incidente sobre o montante do imposto informado na declaração - ainda que limitada a 20%.
A partir deste ano, as empresas são obrigadas a enviar seus dados, como número de empregados e faturamento de 2009, utilizando assinatura digital mediante a utilização de certificado digital válido. Para adquirir o sistema, é preciso investir cerca de R$350.
Nenhum comentário:
Postar um comentário