quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atendimento em Itinga pelo Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Da Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas
Exames de diagnóstico para tuberculose, teste de HIV e prescrição de exames laboratoriais foram oferecidos a população de Itinga, no Unidade Municipal de Saúde do Espaço Cidadão.
As atividades fizeram parte do calendário de atividades iniciado em marco para marcar Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Com o apoio da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações educativas para conscientização da população.
O evento contou com palestras sobre a doença, ministradas pelos médicos e enfermeiros que trabalham no local. Os pacientes participam ainda de um café da manhã oferecido na unidade.
Os exames de baciloscopia, leitura de mantux e Raio X do tórax foram prescritos para os pacientes considerados sintomáticos respiratórios, ou seja, que apresentam os principais sintomas da doença que são tosse por três semanas seguidas, emagrecimento, sudorese e febre.
Com sinais da tuberculose, duas mulheres de Itinga foram orientadas a fazer os exames para a confirmação do diagnostico. “Não há de ser nada com fé em Deus”, disse a dona de casa.

Nenhum comentário: