segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jogo da seleção no mesmo horário do desfile matutino do 2 de Julho

Saiu no site da Rádio Metrópole:

A tradicional programação do 2 de Julho, que inclui hasteamento de bandeiras, discursos e desfile entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, na capital baiana, não será a mesma em 2010.
Vai disputar a atenção do público com o jogo decisivo entre Brasil e Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. O desfile começaria às 9h30. O duelo Brasil X Holanda está marcado para a próxima sexta-feira, às 11h (horário de Brasília).
A comemoração popular do 2 de Julho tradicionalmente começa com alvorada de fogos no Largo da Lapinha. Às 9 horas, é feito o hasteamento das bandeiras por autoridades, como o governador Jaques Wagner; o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e a diretora do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, professora Consuelo Pondé.
Em seguida, são colocadas flores em frente ao monumento General Labatut. Acontecem os discursos e o desfile começa logo depois, por volta das 9h30.
Antecipação do horário - Este ano, não vai ser possível manter este roteiro. O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, professor e historiador Ubiratan Castro, informou nesta segunda-feira (28), que uma alternativa viável é antecipar o horário da programação no Largo da Lapinha.
Pouco antes das 11 horas, a programação deve ser interrompida para que todos possam assistir ao jogo. Após o término do jogo, no período da tarde, a comemoração do 2 de Julho será reiniciada, disse o professor Ubiratan.

Opinião do Editor: A melhor opção é manter a programação de Pirajá e do Largo da Lapinha. O Desfile com os carros do Caboclo e da Cabocla deve ser mantido. Só que, desta vez, o cortejo popular, do panteon da Lapinha até o Te Deum no Terreiro de Jesus e a colocação dos veículos históricos no carramanchão montado na Praça da Sé, para aguardar o desfile cívico da tarde até o Campo Grande, pode ser opcional para as pessoas e autoridades. Quem desejar manter a tradição, desfila; quem optar pelo jogo da classificação da Seleção, vai para casa ou assiste em qualquer local.

Um comentário:

Silvio César Almeida dos Santos disse...

Jorge, uma ótima opção nesse caso é colocar telões nos carros do desfile, será um desfile diferente e melhor ainda se o Brasil ganhar.