quinta-feira, 24 de junho de 2010

Basilica da Conceição da Praia pede socorro

E-mail do jornalista Roberto Macedo
*Anorailton Conceição Santos da Silva
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é um dos maiores patrimônios da arquitetura religiosa do mundo. A basílica atual teve a construção iniciada em 1739, com pedras cortadas em Portugal e transportadas para Salvador, montadas como se fossem um quebra-cabeça até a inauguração, em 1765, com conclusão dos trabalhos 84 anos depois. O templo que conhecemos substituiu o original, de 1623.

Mas, a igreja corre perigo, como muitos podem não saber. O seu teto está comprometido e a fachada precisa urgentemente de restauração. Há mais de dez anos, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, a real proprietária e mantenedora do templo, vem lutando para conseguir recursos para fazer os reparos necessários. As rendas da irmandade são insuficientes, oriundas das celebrações religiosas e de doações de abnegados.

Recentemente a casa vizinha da igreja desmoronou, trazendo ainda mais transtornos. O imóvel também pertence à Irmandade e no local pretendemos construir um Centro Comunitário, com loja de artigos religiosos, salão de recepção, auditórios, salas para cursos e administração.

Temos ido em busca de parceiros incansavelmente. O vice-prefeito Edvaldo Brito é membro da Irmandade e um dos nossos principais colaboradores, não somente facilitando providências da prefeitura municipal, como também arregimentando parceiros para fazer as obras necessárias. Também destaco a colaboração e o interesse de dois outros membros da Irmandade, Edivaldo Boaventura, diretor do jornal A Tarde, e o ex-secretário municipal do trabalho e assistência social Antônio Brito, e do deputado federal Nélson Pellegrino e do superintendente regional do Iphan Carlos Amorim.

Sabemos que se trata de uma restauração cara, mas necessária e urgente, e não pouparemos esforços até vermos uma das nossas principais igrejas com todo o seu esplendor restituído, contando com um Centro Comunitário. Em nome da Bahia e de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

*Anorailton Conceição Santos Silva - Juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia
Mais informações: 9963-5230

Nenhum comentário: