quarta-feira, 30 de junho de 2010

Governo entrega amanhã restauração da Casa das Sete Mortes

Da Ascom da SecultBA:

Seguindo a proposição de número 6 do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador (CAS), que trata da “qualificação dos espaços culturais e monumentos”, o Governo do Estado entrega a Casa das Sete Mortes, mais um monumento restaurado no Centro Histórico de Salvador.
Evento de entrega do imóvel construído no século XVII será amanhã, dia 1° de julho, às 18h30, com a presença do governador Jaques Wagner.
Azulejos datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, restaurados por técnicos do IPAC/SecultBA, teve procedimentos como desinfecção de microorganismos, reintegração de lacunas e confecção de novas peças tornando-se referência no Museu de Azulejaria de Portugal, um dos mais importantes do mundo.
A restauração da Casa das Sete Mortes contou com recursos do Prodetur 2 (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste) do Ministério do Turismo, através de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com a contrapartida do Governo da Bahia e aporte do BNB (Banco do Nordeste) de um terço do valor total.
Para a recuperação da Casa foram investidos cerca de R$ 3,1 milhões. Localizada na Rua do Passo, a Casa das Sete Mortes é originária do século XVII, decretada Patrimônio Nacional pelo IPHAN.
A edificação é considerada original por sua construção aliar influências construtivas e estilísticas da península ibérica, mouras e até requintes ingleses, sendo restaurada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), por período de dois anos já que o imóvel estava em estado de arruinamento total.
Para o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, a recuperação do imóvel é mais um exemplo do compromisso do Governo com a área.
“Recuperar imóvel dessa importância traz orgulho para os moradores do Passo, mesma rua onde o governo estadual já recuperou o Largo Jubiabá, através da Conder/Sedur, ações fundamentais para a dinamização do turismo na região”, declara Meirelles.
O Casa das Sete Mortes pertence a Casa Pia dos Órfão de São Joaquim, que pretende implantar uma escola de turismo para adolescentes, projeto da própria instituição.
De acordo com o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, esse é o terceiro grande monumento restaurado e entregue pelo governador Jaques Wagner no Centro Histórico da capital baiana. “O último foi o Palácio Rio Branco – primeira casa governamental do Brasil – reinaugurado com o presidente Lula no dia 10 deste mês (junho, 2010)”, disse Mendonça.
Antes, em fevereiro deste ano (2010) o governador entregou a Igreja do Boqueirão no bairro de Santo Antônio, também na área tombada do Centro Histórico.
Ao todo, seis monumentos estão sendo recuperados ao custo total de R$20 milhões. No caso da igreja e cemitério do Pilar serão aplicados recursos também do PAC das Cidades Históricas coordenado pelo IPHAN/MinC.
Todas essas obras estão sob coordenação geral do IPAC e repasses de financiamento através da secretaria estadual do Turismo (Setur).
Ainda estão em obras pelo IPAC/SecultBA a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída a partir de 1704 por uma das primeiras irmandades de escravos do Brasil; a igreja e cemitério do Pilar, de meados do século XVIII; e o Oratório da Cruz do Pascoal, de 1743, que será reformado neste segundo semestre (2010).
Segundo o diretor do IPAC todas essas obras estarão prontas até o final deste ano (2010).

Nenhum comentário: