E-mail de Claudia Mousinho
* Sandro Vaia
O futebol é uma caixinha de surpresas, mas a micropolítica, quando movida por interesses subalternos, pode ser uma caixinha de obviedades.
Vamos estabelecer,para começo de conversa, que o técnico Dunga não é um primor de simpatia, e que muita gente se irrita com as narrações impressionistas de Galvão Bueno, principalmente quando coloca a sua alma nas chuteiras de sua preferência- que podem ser as chuteiras da pátria em jogos da Seleção, ou as chuteiras dos times que preenchem mais casinhas do Ibope de audiência da Globo.
Uma rusga dividiu nesta semana o técnico da Seleção que está a caminho do hexa e a TV Globo, que lidera a audiência em todos os segmentos sociais e em todas as categorias de programas- o que atrai não só o olho gordo dos concorrentes, como o despeito político dos que não se conformam com a sua hegemonia, que classificam equivocadamente como “monopólio”.
E como foi que essa salada russa entre a malcriaçao de Dunga, uma campanha no Twitter contra Galvão Bueno e Tadeu Schmidt, que poderia parecer um embate de idiossincrasias entre os que gostam e os que não gostam do técnico da Seleção e os que gostam e os que não gostam das transmissões esportivas da Globo conseguiu ser transformada num fato político?
Procurem os incansáveis ativistas de sempre.
Procurem os sites,os blogs, os twitters dos que invejam a desenvoltura com que o tenente coronel Hugo Chavez trata os órgãos de imprensa dos quais não gosta.Foi aí que nasceu uma campanha “Um Dia Sem Globo”, que foi vendida como um desagravo ao valente técnico que não seu rendeu à tirania global.Dunga virou,além de um gênio futebolistico de última hora, um herói da resistência.”Um Dia sem Globo”, no recôndito do inconsciente coletivo deles, é o prenúncio de uma vida sem imprensa-ou de uma imprensa sob controle.
A campanha é tão inocente quanto os seus mentores.É fácil reconhecê-los. Deixam as suas impressões digitais por todo canto.Se fossem descontentes normais, fariam como fazem as pessoas normais: usam as opções disponíveis e escolhem o canal de sua preferência,o narrador de sua preferência, o comentarista de sua preferência, sem tentar transformar isso num ruidoso fato político.
Nada impede,como disse um twitteiro , que qualquer pessoa resolva ficar não um dia mas 10 anos sem ver Globo,uma vez que o aparelho de TV e os seus controles lhe pertencem, e através deles pode eliminar de sua vida o que não quer ver.
A leitura é óbvia: a campanha é desonesta intelectualmente e mal intencionada porque seu verdadeiro motivo- que é o de fazer bullying ideológico contra a imprensa independente- está disfarçada em defesa do pobre técnico perseguido pela emissora que, segundo a mitologia corrente nesses meios, trata mal o governo que tem uma aprovação nunca antes vista neste país.
Não se fale em livre concorrência ou livre direito de escolha entre essas pessoas, porque esse é o tipo de linguagem que eles se recusam a entender.Não concebem que as pessoas sejam capazes de discernir e escolher livremente o canal de TV que querem ver-ou escolher livremente qualquer outra coisa.Sempre pensam, antes, em algum tipo de coerção.Não concebem a vida sem controle, sem dirigismo, sem patrulha. Abominam o livre arbítrio, e como não sabem o que fazer com ele, querem abolir o dos outros.
Se você acha a Globo soberba,o Galvão um chato,não gosta de novelas, odeia o Jornal Nacional, mude para o canal que quiser, quando quiser,e não quando uma milícia ideológica mandar.A liberdade é sua, não a entregue a terceiros.
*SandroSandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez.. E.mail: svaia@uol.com.
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Em dia de tentativa de boicote, TV Globo tem acréscimo de audiência
Redação Portal IMPRENSA
O movimento de usuários do Twitter que tentava um boicote contra a TV Globo em apoio a Dunga, técnico da seleção brasileira, não surtiu o efeito esperado. Segundo o blog do jornalista Daniel Castro, números preliminares do Ibope na Grande São Paulo informam que a TV Globo registrou 43,6 pontos na prévia desta sexta-feira (25), durante jogo entre Brasil e Portugal, válido pela terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo.
Os números foram melhores dos que os registrados no jogo do último domingo (20), quando a emissora marcou 40,7 pontos. Em relação à estreia na competição, a marca foi um pouco menor. Na ocasião, a TV Globo registrou 45,2 pontos, de acordo com dados consolidados.
Já a Band, mantém seus recordes de audiência aferidos durante esta Copa do Mundo. Nesta sexta (25), a emissora dos Saad marcou 12,7 pontos, em levantamento preliminar do Ibope. No último domingo (20), o canal chegou a 10 pontos e, na estreia da seleção brasileira na competição, 10,1. No horário do jogo, SBT deu 1,1, Record 0,9 e Rede TV 0,1
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