terça-feira, 29 de junho de 2010

Tráfico de drogas levou 86 mil pessoas à prisão no Brasil

De Osvaldo Emanuel A. Alves, no blog aqueimaroupa.com.br:

Segundo o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, órgão do Ministério da Justiça, o tráfico de entorpecentes, roubo, furto e homicídio qualificado, se constituíram na principal causa das prisões no ano de 2009 em todo o Brasil.
Deve-se destacar que aproximadamente 86 mil pessoas estavam nas prisões devido ao tráfico de entorpecentes, já o roubo qualificado, com mais de 74 mil presos, constitui o segundo crime mais cometido, ficando as demais posições para o furto qualificado e o roubo simples, com aproximadamente 33 mil e, por último, o homicídio qualificado com 29 mil presos ao final do ano de 2009.
Assim, temos que entender que para um criminoso, uma prática delituosa se constitui em um “negócio” embora ilícito, se torna um negócio e, o quanto menor for o seu risco, e maior o seu lucro esse crime irá ocorrer com uma maior frequência, é o que se pode notar diante do número elevado de presos por tráfico de drogas.
Entretanto, é importante destacar que cada região possui a sua própria realidade e peculiaridade em se tratando de ações criminosas. O tráfico de drogas em 2005 representava 31,5 presos no país com um crescimento preocupante em cinco anos. Reflete-se esse crescimento no envolvimento de mulheres no tráfico que geralmente entram no crime para ajudar os seus companheiros.
A pesquisadora Paula Ballesteros, do Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo (USP), acredita que a maior parte das mulheres presas esteja envolvida no transporte de drogas. “Uma minoria acaba sendo responsável pelo planejamento do crime, como cabeça desse sistema. Geralmente elas têm função de transporte porque costumam ter mais sutileza e usam essa característica a favor do crime”, afirma.

Nenhum comentário: