quarta-feira, 26 de maio de 2010

Andrea Mendonça pede debate sobre uso do VLT

Da Ascom da Câmara de Salvador:
Diante do debate sobre as vantagens e desvantagens da implantação do denominado Projeto Transalvador – baseado no conceito Bus Rapid Transit (BRT) – e a rede integrada de corredores de transporte na cidade, a vereadora Andrea Mendonça (DEM) sugere que a Prefeitura da capital baiana reveja conceitos e inclua o modelo dos veículos leves sobre trilhos (VLT) nesta discussão.
A vereadora explica que os veículos leves sobre trilhos existem em inúmeras cidades do mundo, principalmente na Europa, com significativos benefícios para o ordenamento do tráfego urbano, redução dos níveis de poluição e melhoria da mobilidade urbana. “O VLT tem como vantagens o atendimento às demandas urbanas e os custos de implantação, além de operação e manutenção inferiores aos metrôs e trens urbanos”, argumenta.
Andrea Mendonça destaca que o modelo VLT também visa gerar empregos, novos mercados e criar oportunidades para a evolução tecnológica e capacitação da indústria nacional. Para ela, o VLT “é o mecanismo, reconhecido pelo Ministério das Cidades, que permite a substituição do uso do diesel e seus antigos carros de passageiros, com o objetivo de estabelecer padrões de tecnologia, conforto e maior segurança”.
Andrea acredita que a solução é melhorar a qualidade do transporte público para estimular a classe média a utilizá-lo. “É a única forma de desafogar as vias durante a semana. Com cerca de três milhões de habitantes, circulando por vias subdimensionadas para o atual volume de veículos, Salvador apresenta hoje um trânsito caótico e saturado”, afirma a vereadora.
Segundo Andrea Mendonça, o sistema BRT, como se vê em Bogotá ou no México, acaba concentrado no miolo urbano que está saturado, sem perspectiva de avançar em direção ao Subúrbio. "A circulação do VLT, devidamente integrado às linhas do futuro metrô, contribui para conduzir o transporte coletivo de qualidade às áreas mais distantes e carentes", avalia. Preocupada com a estrutura para a Copa do Mundo de 2014, a vereadora defende que é preciso otimizar a utilização dos recursos que ajudarão a melhorar o trânsito nas cidades-sede.

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