quarta-feira, 26 de maio de 2010

Edvaldo Brito recebe livro sobre Theodoro Sampaio em visita à sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, visitou o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia na manhã de hoje (26.05), atendendo delegação do prefeito João Henrique Carneiro. O vice-prefeito foi recebido pelo presidente de honra da entidade, o ex-governador Roberto Santos, pela presidente, historiadora Consuelo Pondé de Sena, e membros da diretoria.
Edvaldo Brito percorreu todas as instalações e mais uma vez teve contato com o precioso acervo da casa, que conta com móveis que pertenceram a famílias ilustres da Bahia, como a escrivaninha do governador J J Seabra e a mesa de familiares do escritor Euclides da Cunha – onde ele elaborou o livro “Os Sertões” e escrevia os artigos sobre a Guerra de Canudos para o jornal O Estado de São Paulo -, muitos objetos e documentos do poeta Castro Alves, além de uma rica biblioteca e peças que pertenceram à Província.
O prédio, inaugurado em 2 de Julho de 1923, comemorando o centenário da Independência da Bahia, está com problemas na sua estrutura e no acervo, precisando de muitos reparos. O vice-prefeito se comprometeu em fazer um diagnóstico da situação para o prefeito e declarou: “sendo uma casa da cultura da Bahia, João Henrique tem todo o interesse em restaurar os elementos dessa história”. No final, a presidente Consuelo Ponde de Sena ofereceu a Edvaldo Brito um exemplar do livro Theodoro Sampaio – O Sábio Negro Entre os Brancos, editado pelo Museu Afro Brasil, autografado por todos os presentes. E ficou acertada uma reunião para serem discutidos os detalhes da festa do 2 de Julho deste ano.

Nenhum comentário: