Da Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas
Lauro de Freitas está entre os seis municípios classificados para o programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) “Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras”.
As outras cinco cidades são Osasco (SP), Ibirité (MG), Piraquara (PR), Contagem (MG) e Vitória (ES). Os três municípios das regiões metropolitanas que vencerem a disputa vão receber US$6 milhões que serão investidos durante os 36 meses do programa.
Os recursos disponibilizados pelo Fundo Espanhol para Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio serão distribuídos de acordo com a necessidade de cada município. O projeto inscrito pela prefeitura de Lauro de Freitas elegeu o bairro de Itinga para injeção da verba, já que é a maior localidade do município, com uma população estimada em 84 mil habitantes.
O projeto elaborado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que prevê ações para a população jovem de Itinga, se encaixa dentro das iniciativas do Programa que tem como principal objetivo desenvolver ações para reduzir a violência que afeta crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O público-alvo são pessoas de 10 a 24 anos, particularmente por serem excluídas do sistema educativo, vítimas de violência doméstica, por estarem envolvidas com drogas ou por pertencerem a uma comunidade com altos índices de violência e criminalidade.
A coordenadora do Observatório de Segurança Pública Municipal, Araci Oliveira, afirma que o bairro foi escolhido para a implantação das ações por que além de ser o mais populoso, tem uma população jovem em situação de vulnerabilidade e é também o Território de Paz eleito pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
“Será uma grande oportunidade de identificarmos as lacunas nas questões ligadas à segurança pública e tentar solucionar através de ações sociais”, destacou.
A iniciativa é uma parceria entre seis agências da ONU (PNUD, UNODC, UNICEF, UNESCO, UM-Habitat e OTI) e o Ministério da Justiça, por meio do Pronasci.
O comitê avaliador da Organização das Nações Unidas fará visitas ao município e a partir de diagnóstico fará um plano de ação integrada que será implantado como resposta aos problemas identificados. Esportes, artes e cultura serão os pontos de entrada nas atividades do programa.
No dia 12 de julho, será divulgado o resultado final do processo através do endereço www.pnud.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário