terça-feira, 1 de junho de 2010

Alemanha quer investir na infraestrutura do Brasil

Do site da CNI:
Brasília - A Alemanha pretende subir no ranking de maiores investidores no Brasil. A informação é do gerente-executivo da Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Frederico Álvares. Ele participa do 28º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que começou neste domingo, 30 de maio, em Munique, Alemanha, e é organizado pela CNI e sua congênere alemã, a Bundesverband der Deutchen Industries (BDI).
Hoje a Alemanha é o quarto maior investidor estrangeiro e está entre os cinco principais parceiros comerciais do Brasil, junto com China, Estados Unidos, Argentina e Países Baixos. Segundo Álvares, representantes dos setores público e privado dos dois países avaliaram as atuais e as futuras oportunidades de investimento.
“O grande interesse dos alemães é o Win-Win, memorando assinado entre os presidentes dos dois países no final do ano passado para tornar realidade oportunidades de investimento”, explica Álvares. A CNI e a BDI fazem parte de um grupo de trabalho que reúne representantes do governo e do empresariado do Brasil e da Alemanha para descobrir essas oportunidades. “As discussões hoje ficam em torno de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil”, completa Álvares.
Outros projetos da área de infraestrutura também atraem o interesse dos alemães para o Brasil, como a construção do trem de alta velocidade que ligará os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e o investimento em logística e no gerenciamento de portos brasileiros. “Falamos sobre os gargalos que existem hoje e os possíveis problemas que poderemos ter no futuro com o aumento do comércio exterior brasileiro. Os alemães podem transferir conhecimento e tecnologia para o gerenciamento de portos,” avalia Álvares.

Nenhum comentário: