terça-feira, 1 de junho de 2010

Município vai investir recursos próprios na revitalização do Pelourinho

Da Secom da Prefeitura de Salvador:
Apesar da 25ª receita pública per capita do país, a Prefeitura Municipal de Salvador vai potencializar as intervenções no bairro do Pelourinho, com a proposta de manter a dinâmica histórica do local e fomentar a atividade turística também na chamada baixa estação.
A informação foi anunciada na manhã de ontem (31) pelo prefeito João Henrique, ao lado do vice, Edvaldo Brito, durante a coletiva concedida à imprensa, na Fundação Casa de Jorge Amado, após reunião com titulares das pastas municipais e representantes de órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio, a exemplo do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
"A gente vai buscar recursos no nosso próprio orçamento para dar aquilo que a população quer - vida ao Pelourinho", ressaltou João Henrique. O prefeito destacou inclusive a necessidade de a Prefeitura ter a liderança nas intervenções no bairro, para agilizar o processo de revitalização.
Através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Prefeitura de Salvador vai promover três projetos no local. O Pelourinho Musical é uma iniciativa que visa a requalificação da Terça da Bênção e a promoção de shows aos domingos nas praças do bairro; o Pelourinho de Comer irá incentivar o turismo gastronômico; e o Pelourinho de Ler inclui a realização de festivais de literatura, preparando, inclusive, a cidade para o centenário de Jorge Amado, no ano de 2012. A Prefeitura também está com projeto junto à Igreja Católica, de promoção do turismo religioso, aproveitando as festividades populares da religião.
Intervenções contínuas - As iniciativas da Prefeitura no bairro, entretanto, se estendem para outras esferas. Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), todos os ambulantes estão devidamente cadastrados, o que configura o número máximo de barracas nas ruas. Foram instalados 271 pontos de iluminação, que ao lado da atuação da Guarda Municipal, colabora com o Governo Estadual, na promoção da segurança pública.
A Sesp também está atuando junto às empresas de limpeza pública, para que todos os caminhões coletores sejam substituídos por motos, o que vai tanto agilizar o processo de coleta de lixo quanto possibilitar a melhor circulação das pessoas no local. Além disso, a substituição do equipamento contribui para manutenção do patrimônio, uma vez que, reduzindo o impacto sobre o solo, há menos riscos de abalar a estrutura dos imóveis.
Para garantir a segurança dos transeuntes e moradores, a Defesa Civil do Salvador (Codesal) faz um trabalho de identificação de imóveis em situação de risco. No ano passado, o estudo identificou 111 prédios com alto grau de risco de desabamento. Nesse total, 38 estão ocupados, seja por comerciantes, seja por famílias residentes. A maioria dos 158 cidadãos que habitam estes imóveis são do sexo masculino, ganham até um salário e meio e tem baixa escolaridade.
Apesar da atuação da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), a população se recusa a deixar os imóveis. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atua diretamente no local com a manutenção da unidade e realização de ações junto aos cidadãos em situação de rua.

Nenhum comentário: